Proposta Pedagógica
Nossa proposta pedagógica segue a linha sociointeracionista,
baseada nos pressupostos
teóricos de Lev Vygotsky, ou seja, considera que a aprendizagem acontece em contextos
históricos, sociais e
culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento
potencial.
A metodologia acredita que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da
criança. Assim, o
conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como
alguém que conduz a
criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula, não como detentor e transmissor
de conhecimento, mas como
mediador e estimulador da aprendizagem.
Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola
sociointeracionista.
Utiliza um projeto pedagógico bastante atualizado. Caracteriza-se por espaços e situações
dinâmicas de aprendizagem,
que valorizam os aspectos lúdicos do universo infantil.
Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias,
apondo-se, codificando e
decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a
construção do conhecimento e que
valoriza o seu próprio saber.
Ferramenta de apoio = Apostilas próprias