Proposta Pedagógica

 

Nossa proposta pedagógica segue a linha sociointeracionista, baseada nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky, ou seja, considera que a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.

A metodologia acredita que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula, não como detentor e transmissor de conhecimento, mas como mediador e estimulador da aprendizagem.

Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola sociointeracionista.

Utiliza um projeto pedagógico bastante atualizado. Caracteriza-se por espaços e situações dinâmicas de aprendizagem, que valorizam os aspectos lúdicos do universo infantil.

Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, apondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.

Ferramenta de apoio = Apostilas próprias.